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Menos paragens para reabastecer = poupança de combustível.

Sabe quais os componentes do seu veículo que mais afectam a poupança de combustível?

Produtos Bosch: Inovação

A estreita colaboração da Bosch, fabricante mundial de sistemas e componentes para o automóvel, com os fabricantes de veículos garante que os motores sejam mais eficientes e, como resultado, mais económicos e ecológicos.

A TURBOTEST oferece-lhe, através deste útil artigo, informações e alguns conselhos práticos para a poupança de combustível. Um menor consumo de combustível significa mais quilómetros por litro e menos emissões de CO2.

Injectores Bosch

Os injectores foram concebidos para fornecer ao motor a quantidade correcta de combustível necessária para todas e cada uma das condições de funcionamento. Um injector defeituoso pode dar lugar à injecção de uma maior quantidade de combustível e, portanto, a um consumo excessivo.

Injectores defeituosos: maior consumo de combustível

Os seguintes sintomas são indicação de mau funcionamento do injector:

- Flutuações na velocidade do motor (especialmente em rotação marcha lenta)
- Falta de potência (especialmente na aceleração)
- Maior consumo de combustível
- Fumo negro
- Problemas de arranque a frio
- Danos no catalizador

Sondas lambda Bosch

A sonda lambda é responsável pelo controlo da mistura dos gases de escape.

Uma sonda lambda que funcione correctamente constitui a base de um funcionamento fiável do motor e, consequentemente, traduz-se numa poupança de combustível e numa menor contaminação. As sondas lambda da Bosch são imbatíveis graças à sua longa vida útil, ao seu excelente funcionamento e à excelente compatibilidade com o motor.

Recomenda-se a verificação do desgaste da sonda lambda na revisão principal do veículo.

Existem várias razões pelas quais os condutores se devem assegurar de que as sondas lambda dos seus veículos se encontram sempre em perfeitas condições:

- Cerca de 15% de poupança de combustível em comparação com a sonda lambda deteriorada
- Protecção do catalizador, evitando despendiosos danos neste componente
- Cumprimento das normativas de emissões de gases, assegurando a protecção do meio ambiente e obtendo aprovaçao nas inspecções periódicas óbrigatórias.
- Melhor rendimento do motor

Velas Bosch (veículos a gasolina)

As velas são responsáveis por gerar a faísca para produzir a “explosão” que activa o funcionamento do motor. As condições às quais estão submetidas são especialmente extremas no arranque e quando o motor atinge a sua máxima potência.

A substituição periódica das velas garante um consumo mais eficiente do combustível.

Poupar em velas é uma falsa poupança. Velas gastas custam mais dinheiro:

- São a principal causa das falhas de ignição
- Provocam uma combustão deficiente do combustível
- Impedem o correcto funcionamento do motor, consumindo combustível em excesso

Velas de incandescência Bosch (veículos diesel)

As velas de incandescência são responsáveis pelo aquecimento da câmara de combustão para obter a temperatura necessária e provocar a auto-inflamação da mistura de ar e combustível. São necessárias na fase de arranque e aquecimento do motor, especialmente em Invernos rigorosos.

Com as velas de incandescência Bosch, o veículo diesel está pronto para arrancar numa questão de segundos.

É essencial efectuar uma revisão ao estado das velas de incandescência do seu veículo nas manutenções e substituir estas peças sempre que seja necessário. Velas de incandescência em mau estado provocam:

- Maiores consumos e emissões
- Ruídos e perda de potência.
- Danos no motor

Filtros Bosch

Os veículos modernos estão equipados com uma completa gama de filtros, que garantem um funcionamento limpo e fiável.

Filtros de ar: Protecção dos pulmões do motor

- retêm as impurezas, evitando que entrem no motor
- proporcionam sempre a entrada da quantidade de ar ideal para um correcto funcionamento do motor (relação ar/combustível)
- impedem a emissão de combustível não queimado (fumos de escape negros)
- ajudam a reduzir as emissões de CO2

Quanto mais sujo estiver o filtro, maior será o “esforço” que o ar deverá fazer para o atravessar, aumentando os consumos de combustível, diminuindo a potência do motor e podendo danificar outros componentes como, por exemplo, o medidor da massa de ar.

Aconselha-se a substituição do filtro de ar em cada 20 000 quilómetros, ao mesmo tempo que do filtro de óleo, ou então uma vez por ano ou de acordo com as recomendações do fabricante do automóvel.

Filtros de combustível: Protecção dos sistemas de injecção

Filtram e retêm as impurezas do combustível que entra na câmara de combustão. Os filtros contaminados ou obstruídos não limpam correctamente o combustível e este não entra em quantidade suficiente na câmara de combustão.

Esta situação pode dar origem a:

- Danos graves no motor ou no catalizador
- Falta de aceleração – os injectores podem ser afectados
- Combustão ineficiente e, portanto, utilização do combustível abaixo do seu nível optimizado

Recomenda-se a sua substituição a cada 30 000 km, no mínimo. Se a bomba de gasolina tiver sofrido avarias, o filtro de combustível também deverá ser substituído.

Filtros para o habitáculo: Saúde, conforto e segurança

Um filtro para o habitáculo contaminado não filtra o ar que os ocupantes respiram no interior do veículo e impede o correcto funcionamento do ar condicionado.

Isso significa:

- Maior consumo de energia para que o ar condicionado consiga o rendimento desejado
- Maior consumo de combustível

É recomendável efectuar a substituição a cada 15 000 km ou uma vez por ano.

Criado em Bosch Car Service Por

TURBOTEST LDA